Mato Grosso, domingo, 28 de fevereiro de 2021

Criança morre afogada ao cair em poça provocada pela chuva

Terra MT Digital

O menino José Francisco da Conceição Filho, de 8 anos, morreu afogado em uma poça provocada pela chuva, em Valparaíso de Goiás, cidade do Entorno do Distrito Federal. A tragédia ocorreu na manhã dessa quinta-feira (18/2).

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, testemunhas disseram que o garoto saiu para colher milho com outra criança, quando se desequilibrou, caiu na poça por acidente e se afogou.

A Guarnição de Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada para a ocorrência por volta das 9h30. Uma equipe foi até o local para socorrer a criança, que já tinha sido retirada dá água por um vizinho.

Segundo a corporação, José já estava inconsciente, com a pele azulada e sem respiração. O garoto foi encaminhado até o Centro de Atenção Integrada à Saúde II (Cais) de Valparaíso de Goiás, mas foi a óbito no local pouco tempo depois.

Os dados sobre afogamento no Brasil assustam. Só nos primeiros cinco meses do ano passado, foram registrados 1.422 óbitos por afogamento acidental no país. Em 2020, foram 230 mortes na faixa etária de José Francisco, crianças até 14 anos.

Desde 2005, mais de 26 mil pessoas morreram em decorrência de afogamentos acidentais. Para se ter maior dimensão do problema, isso significa 12 mortes a cada 24 horas. Os números fazem parte de levantamento feito pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, com base nos balanços do Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *