Mato Grosso,

sábado, 20

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioDestaquesPreso pela PF, cacique degolou servidor da Funai por não priorizar sua...

Preso pela PF, cacique degolou servidor da Funai por não priorizar sua aldeia com projetos

Preso pela PF, cacique degolou servidor da Funai por não priorizar sua aldeia com projetosO cacique Marvel Xavante, da etnia de mesmo nome, preso na última quarta-feira (20), em Barra do Garças (520 quilômetros de Cuiabá), pela Polícia Federal, foi condenado a mais de 12 anos de reclusão por degolar Floriano Márcio Guimarães, servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai), em 2001, em uma aldeia em Nova Nazaré. O motivo: o homem não quis priorizar a aldeia do assassino em projetos e programas.

Segundo o julgamento do cacique, o indígena teria assassinado o chefe do posto da Funai por estar cansado de ter a sua aldeia sempre atendida por último pelos projetos da fundação. Antes do crime, ele já havia ameaçado Guimarães de morte, caso ele não priorizasse a aldeia do cacique.

O servidor se negou a alterar a ordem das atividades, mantendo a sequência estabelecida pela Funai. Marvel e outro indígena foram até a cidade de Nova Nazaré e estavam a caminho da aldeia Tritopa, onde o servidor da Funai foi degolado.

Marvel foi condenado por júri popular em 2011, após os jurados entenderem que a morte se deu de forma cruel e sem qualquer chance de defesa da vítima. A pena é de 12 anos, 5 meses e 10 dias de reclusão em regime fechado.

A ordem de prisão foi expedida pelo juízo da 5ª Vara Federal em Cuiabá/MT. O preso foi encaminhado ao Sistema Prisional em Barra do Garças/MT e segue à disposição da Justiça Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias