Mato Grosso,

sexta-feira, 29

de

março

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoFiscalização apreende dois mil metros de rede na Baixada Cuiabana

Fiscalização apreende dois mil metros de rede na Baixada Cuiabana

No vale do rio Cuiabá, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em conjunto com a Batalhão De Polícia Militar de Proteção Ambiental, apreendeu barcos, canoas e apetrechos de pesca predatória. A operação foi realizada entre 15 e 22 de outubro nos municípios de Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande e Barão de Melgaço.

A ação, que durou oito dias, apreendeu dois mil metros de redes de pesca, 19 kg de pescado das espécies de dourado, peraputanga, piau e piavuçu, quatro canoas descaracterizadas, duas caixas de pesca, um motor de popa 15hp, um barco de seis metros e dois tarrafões.

Três infratores foram conduzidos para a delegacia e foram multados em R$ 30 mil.  Os peixes foram doados na entidade filantrópica Casa Caminhos do Redentor e os equipamentos de pesca foram conduzidos para a sede da Secretaria.

Período de defeso

O período de defeso da piracema no Estado de Mato Grosso será entre os dias 1º de outubro de 2020 e 31 de janeiro de 2021 e inclui os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia – Tocantins. Será proibida a pesca, tanto amadora como profissional.

Todo produto de pesca oriundo de outros Estados ou países deverá estar acompanhando de comprovante de origem, sob pena de multa, perda de pescado e dos petrechos, equipamentos e instrumentos utilizados na pesca.

O período de defeso da reprodução dos peixes, Piracema, é um dos instrumentos de gestão e ordenamento dos recursos pesqueiros de forma a assegurar a sustentabilidade do seu uso. Ou seja, o período visa garantir a reprodução dos peixes para manutenção dos estoques pesqueiros.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Denúncias

A pesca predatória e outros crimes ambientais podem ser denunciadas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838, no site da Sema, por meio de formulário da Ouvidoria, nas unidades regionais do órgão ambiental ou ainda pelo aplicativo MT Cidadão.

Fonte: GOV MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias