Mato Grosso,

sábado, 21

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasReceita libera base de CNPJs para análise de pendências no Simples Nacional

Receita libera base de CNPJs para análise de pendências no Simples Nacional

A Receita Federal do Brasil (RFB) disponibilizou, nesta quarta-feira, 7 de outubro, arquivo com a relação completa dos Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) por Estado e Município. O acesso deve ser feito na área restrita dos Entes federados no portal do Simples Nacional e por meio do aplicativo Transfarqs. Assim, os Entes locais podem analisar e verificar se há pendências fiscais e ou cadastrais para a opção no Simples Nacional.

Após conferência dos dados, a área técnica de Finanças da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o Município deverá preparar arquivo listando as empresas com irregularidades e encaminhá-lo à Receita Federal. O envio – indicando os CNPJs vedados – deve ser feito a partir de 7 de dezembro de 2020, no aplicativo para upload das informações. Atualizações serão permitidas até 28 de janeiro de 2021.

A entidade municipalista explica ainda que o arquivo enviado pelos Entes é utilizado para evitar o ingresso no Simples Nacional de empresas com pendências. O documento, no entanto, não serve para exclusão. Se a empresa já é optante, continuará com o benefício, a menos que seja excluída por algum Ente, observados os procedimentos próprios estabelecidos na legislação.

Para orientar os Municípios sobre os procedimentos, a CNM tem publicada a Nota Técnica 53 – O que os Municípios precisam saber sobre a Análise da Opção pelo Simples Nacional 2021. De acordo com o inciso V do artigo 17 da Lei Complementar 123/2006, não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a Microempresa (ME) ou a Empresa de Pequeno Porte (EPP) que possua débito com as Fazendas Públicas Municipais.

O arquivo para cada Unidade da Federação e Município está disponível na pasta TO>2021 do aplicativo Transfarqs do portal do Simples Nacional. Na plataforma, pode-se acompanhar e consultar o envio dos arquivos pelo Ente federado. Para isso, é preciso efetuar consulta por CNPJ no serviço “Verificação de Pendências – Opção” > “Upload de Arquivos de Pendências para a Opção”. A consulta por CNPJ apresenta a lista de arquivos enviados pelo Ente com data e hora de recepção, e a informação se o CNPJ constou ou não em cada arquivo.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Fonte: AMM

Últimas notícias