Mato Grosso,

sexta-feira, 19

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioAcontecimentosCaça Gripen da Força Aérea Brasileira comprado na Suécia chega a SC

Caça Gripen da Força Aérea Brasileira comprado na Suécia chega a SC

.

O primeiro avião caça F-39 Gripen, produzido na Suécia para a Força Aérea Brasileira, foi transportado na madrugada de hoje (22) por via terrestre entre o porto e o aeroporto da cidade de Navegantes, em Santa Catarina. A aeronave veio da Suécia de navio e foi desembarcada no Porto de Navegantes (SC) no domingo (20).

Na madrugada de hoje, o transporte do avião percorreu trecho de pouco mais de 1,5 quilômetro. O deslocamento, de cerca de 30 minutos, se deu sob escolta de militares e foi divulgado em vídeo nas redes sociais da Saab, empresa fabricante do caça..

No aeroporto catarinense, a aeronave passará por verificações técnicas para alçar voo até a unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, onde os testes terão continuidade no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center).

O Brasil recebeu o caça da Saab em uma cerimônia realizada em 10 de setembro do ano passado, na cidade de Linköping, na Suécia. O contrato assinado em 2014 pôs fim a um processo de escolha que considerou também a compra de caças de produção americana e francesa. A escolha da fabricante sueca levou em conta o programa de transferência de tecnologia, que permitirá a montagem das demais aeronaves em território brasileiro.

Ao todo, 36 caças gripen foram comprados por 39,3 bilhões de coroas suecas, valor que equivale atualmente a quase R$ 24 bilhões.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

O programa de transferência de tecnologia incluiu o treinamento de mais de 350 brasileiros e a criação do Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen junto à unidade da Embraer de Gavião Peixoto. No centro, engenheiros brasileiros e suecos trabalham conjuntamente para desenvolver o projeto.

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Geral

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias