Nando Cunha fez um desabafo durante uma live ao ser perguntado sobre as escalações de personagens na dramaturgia nas emissoras de televisão.
“Quando a gente é chamado para fazer um papel em uma novela é para interpretar um negro. ‘Ah! você vai viver um médico’, você vai viver um médico negro. Interpretar um engenheiro? Você vai interpretar um engenheiro negro com todos os estereótipos deles e isso não muda. Só vai mudar quando um negro escrever para nós, quando um roteirista escrever para os negros “, observou Nando.
O ator, que após a demissão da novela ‘As Aventuras de Poliana’, no SBT, criticou a emissora pelo tratamento que, segundo ele, era estereotipado para os artistas negros, voltou a falar para o jornalista Wellington Andrade sobre a questão.
“Um branco quando é chamado para fazer um personagem, ele vai fazer um ser humano e nós quando somos chamados é para fazer um negro. Essa é a verdade. Nós nunca somos chamados para fazer um ser humano porque no imaginário da sociedade nós não somos. Eu posso ter títulos como mestrado, doutorado, pós-doutorado que eu vou ser sempre o homem negro e a mulher negra. Esses estereótipos precisam ser extirpados da sociedade”.