Quem não pertence ao grupo prioritário e quer vacinar, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde ou no Centro de Especialidade Médicas (CEM), que está ao lado do Hospital Municipal de Jaciara. A orientação é do Ministério da Saúde, para que estados e município estendam a vacinação ao público geral, enquanto durarem os estoques.
A responsável pelo setor de Imunização, enfermeira Francielly Carnaúba, disse que a medida tem como objetivo evitar o desperdício de doses e que ficou a critério de cada município, já que a meta de 90% de vacinação do grupo prioritário foi alcançada com 6.424 pessoas imunizadas em Jaciara.
A média da cobertura geral ficou 98,23% e por categorias da seguinte forma: crianças: 90,62, trabalhador de saúde: 92,12%, gestantes: 90,12%, puérperas: 100%, adultos de 55 a 59 anos: 90,70% e Idosos: 111,42%.
“Começamos a vacinar também os funcionários que trabalham na secretaria de Obras, os quais também estão na linha de frente nessa pandemia. E as demais pessoas que tiver interesse bastam comparecer nas unidades munidos do cartão de vacinação e SUS”, disse a enfermeira.