Mato Grosso,

sexta-feira, 29

de

março

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoSefaz apresenta Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias em audiência pública remota

Sefaz apresenta Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias em audiência pública remota

.

A Secretaria de Fazenda (Sefaz) apresentou nesta terça-feira (07) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício de 2021. Em virtude da pandemia e como forma de assegurar a saúde dos participantes, evitando a propagação do novo coronavírus, o PLDO foi debatido em uma audiência pública virtual. Acesse aqui o PLDO e a apresentação.

Conduzida pelo deputado estadual Dilmar Dal’Bosco, líder do Governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a audiência pública contou com a participação de deputados estaduais e representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Defensoria Pública. Estiveram presentes, ainda, representantes de entidades sociais.

Essa foi a primeira audiência pública remota para debater com a população o PLDO, que dispõe sobre as metas e prioridades da administração estadual, com foco na busca do equilíbrio entre receitas e despesas. A apresentação da peça orçamentária foi dividida em duas etapas, a primeira para demonstrar a estrutura do Projeto e a segunda para falar sobre os riscos fiscais e renúncia fiscal. A previsão é de que a próxima audiência aconteça no dia 14 de julho.

O secretário adjunto do Orçamento Estadual, Ricardo Capistrano, apresentou a primeira parte do PLDO e explicou que o objetivo e garantir a transparência no processo e a participação da sociedade. “É muito importante a audiência pois a partir do PLDO teremos as diretrizes que serão utilizadas para podermos elaborar e executar o orçamento do ano que vem”.

Nesta primeira audiência pública foram apresentados o ciclo orçamentário, a estrutura do projeto de lei e os indicadores e parâmetros macroeconômicos. Esses dados servirão de base para que o Executivo elabore a lei orçamentária de 2021.

“Já na próxima audiência, na segunda parte, trataremos das metas, riscos fiscais e renúncia fiscal, tendo em vista que ela ordena também no projeto de lei”, explica o secretário adjunto.

De acordo com a Sefaz, a previsão é de que o Projeto seja votado e aprovado pela Assembleia Legislativa até o mês de agosto. O documento foi protocolado no dia 29 de maio, na presidência da Casa de Leis.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

“A proposição é encaminhada pelo Executivo e compete a Assembleia Legislativa fazer uma análise, uma discussão com a sociedade e, se necessário, fazer um ajuste no projeto de lei e efetivamente aprovar para que o Governador possa sancionar e iniciar o processo de elaboração da LOA de 2012”, explica Ricardo Capistrano.

O PLDO serve como diretriz para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 e prevê uma receita total de R$ 18,047 bilhões e uma despesa total de R$ 17,826 bilhões. A peça é fundamental e contém todas as diretrizes fiscais e prioridades governamentais necessárias para elaboração e execução do orçamento do Estado.

Fonte: GOV MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias