O deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou, na sessão plenária de quarta-feira (10), projeto de lei que cria Programa Emergencial de Testagem para a Covid-19 em modalidade "drive thru", ou seja, tipo de serviço que permite ao cidadão receber o atendimento para o exame sem sair do seu veículo.
A proposta objetiva reduzir aglomerações de pessoas por longo período de tempo, as quais podem prejudicar não só as pessoas em grupos de riscos diante da pandemia, mas também a população no geral.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
"Infelizmente, as unidade de saúde do Estado de Mato Grosso, bem como grande parte do Brasil, não podem atender grande quantidade de pessoas de forma plena, rápida e ao mesmo tempo, evitando grandes e constantes aglomerações", justificou o parlamentar.
Segundo Faissal, entre as medidas da matéria para a criação do Programa, que disponibiliza as estrutura do Governo de Mato Grosso para realizar testagem e diagnóstico de Covid-19, atenderá idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção ,crianças com até 6 anos de idade, gestantes e mulheres até 45 anos após o parto, profissionais da segurança e da saúde, além de outras.
Na mesma sessão, também, o deputado estadual apresentou uma indicação que dispõe a instalação do serviço de drive thru no município de Cuiabá, destacando providências necessárias ao governador Mauro Mendes e ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
“Nós sabemos que essa doença vem se alastrando muito rápida e a nossa população está sofrendo muito. Quando o cidadão vai procurar uma das UPAs não tem teste da Covi-19, não tem medicação. Temos que parar essa hipocrisia. Ontem, falamos com gestores municipais de unidades de saúde, que estão fazendo testagem precoces, consequentemente, já entram com a medicação de imediata aos pacientes. Também, não podemos deixar a população necessitar de UTis. O tratamento médico deve ser imediato para o cidadão”, discursou Faissal, ao comentar sobre a visita no Hospital Santa Casa de Mato Grosso, na manhã da última terça-feira (9), quando participou com os membros parlamentares da Comissão de Saúde da Casa de Leis.