Mato Grosso,

sexta-feira, 15

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoSetasc realiza live em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho...

Setasc realiza live em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

.

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizará, na segunda-feira (08.06), a live “Covid-19: agora, mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. A live será transmitida às 14h pelo canal do YouTube SetascComunica.

O tema da live segue a campanha 2020 do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) que, nesta edição, será virtual por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), segundo orientações da Organização Mundial de Saúde para manter o distanciamento social.

Em Mato Grosso, a campanha é coordenada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil (FEPETI-MT), composto por representantes do Governo do Estado, Tribunal de Justiça (TJMT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região (TRT/MT), Prefeitura de Cuiabá, OAB/MT, Conselho Tutelar, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/MT), da sociedade civil, de empregadores e de trabalhadores.

A campanha virtual visa orientar e sensibilizar sobre os riscos do trabalho infantil para crianças e adolescentes tendo como pano de fundo a pandemia da Covid-19. Muitas famílias, diante do isolamento social, perderam seus empregos e isso pode ser um fator agravante para a situação de vulnerabilidade dos mesmos.

Destinada a vários agentes de políticas públicas e privadas, a campanha virtual vai divulgar boas práticas nacionais e regionais de enfrentamento, e proteção dos direitos da infância e adolescência.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

LIVE

A live “Covid-19: agora, mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”,  reunirá a auditora-fiscal do trabalho Marinalva Dantas, de Natal (RN), a desembargadora do Trabalho Maria Zuilia Dutra, da 8ª Região- Belém (PA), e o analista de políticas sociais do Ministério da Cidadania, Francisco Xavier.  

Marinalva Dantas é uma das maiores referências do país no combate à escravidão moderna e ao trabalho infantil, tendo suas histórias contadas no livro “A Dama da Liberdade”.

Maria Zuília Lima Dutra organizou a 2ª Marcha de Belém contra o Trabalho Infantil, em parceria com a juíza do Trabalho Vanilza de Souza Malcher, realizada no dia 1º de março de 2020. O ato reuniu 200 mil pessoas manifestando indignação e repúdio contra o trabalho infantil.

Francisco Coullanges Xavier é Analista de Políticas Sociais do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania.

A mediação será realiza pelo auditor-fiscal do trabalho, Valdiney Arruda, secretário executivo do Fepeti-MT, e pela assistente social Simone Garcia,  técnica estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Fonte: GOV MT

Últimas notícias