A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizará, na segunda-feira (08.06), a live “Covid-19: agora, mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. A live será transmitida às 14h pelo canal do YouTube SetascComunica.
O tema da live segue a campanha 2020 do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) que, nesta edição, será virtual por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), segundo orientações da Organização Mundial de Saúde para manter o distanciamento social.
Em Mato Grosso, a campanha é coordenada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil (FEPETI-MT), composto por representantes do Governo do Estado, Tribunal de Justiça (TJMT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região (TRT/MT), Prefeitura de Cuiabá, OAB/MT, Conselho Tutelar, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/MT), da sociedade civil, de empregadores e de trabalhadores.
A campanha virtual visa orientar e sensibilizar sobre os riscos do trabalho infantil para crianças e adolescentes tendo como pano de fundo a pandemia da Covid-19. Muitas famílias, diante do isolamento social, perderam seus empregos e isso pode ser um fator agravante para a situação de vulnerabilidade dos mesmos.
Destinada a vários agentes de políticas públicas e privadas, a campanha virtual vai divulgar boas práticas nacionais e regionais de enfrentamento, e proteção dos direitos da infância e adolescência.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
LIVE
A live “Covid-19: agora, mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, reunirá a auditora-fiscal do trabalho Marinalva Dantas, de Natal (RN), a desembargadora do Trabalho Maria Zuilia Dutra, da 8ª Região- Belém (PA), e o analista de políticas sociais do Ministério da Cidadania, Francisco Xavier.
Marinalva Dantas é uma das maiores referências do país no combate à escravidão moderna e ao trabalho infantil, tendo suas histórias contadas no livro “A Dama da Liberdade”.
Maria Zuília Lima Dutra organizou a 2ª Marcha de Belém contra o Trabalho Infantil, em parceria com a juíza do Trabalho Vanilza de Souza Malcher, realizada no dia 1º de março de 2020. O ato reuniu 200 mil pessoas manifestando indignação e repúdio contra o trabalho infantil.
Francisco Coullanges Xavier é Analista de Políticas Sociais do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania.
A mediação será realiza pelo auditor-fiscal do trabalho, Valdiney Arruda, secretário executivo do Fepeti-MT, e pela assistente social Simone Garcia, técnica estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).