Equipes do setor de endemias, encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino, prosseguem com as ações de combate ao Aedes aegypti, causador de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. Esta semana, os trabalhos estão sendo realizados no Bairro Buriti, onde os agentes de saúde realizam bloqueio de transmissão em localidades infestadas por focos do mosquito.
As ações fazem parte das estratégias de combate a doenças e são realizadas após investigação epidemiológica a partir de notificações realizadas junto às unidades de saúde. A medida visa controlar a proliferação, tratando os focos que são encontrados nos locais. Os imóveis afetados pelos criadouros são desinfectados, através da aplicação de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o coordenador de endemias no município, Lucas Adolfo, após os trabalhos serão instalados conteiners em locais do bairro para os moradores descartarem o lixo ou entulho. A alternativa de descarte correto do lixo foi providenciada ante os constantes problemas encontrados nos quintais com acúmulo de sujeira e recipientes que favorecem a proliferação do mosquito transmissor.