Mato Grosso,

quinta-feira, 18

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasReunião para apresentação do Planejamento de Enfrentamento à Covid - 19 é...

Reunião para apresentação do Planejamento de Enfrentamento à Covid – 19 é realizada em Porto Alegre do Norte

.

No dia 27, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre do Norte, foi realizada uma reunião entre a Secretaria de Estado de Saúde – SES, Centro de Emergência em Saúde Pública para o COVID-19 MT – COE, Escritório Regional de Saúde – ERS, os Secretários Municipais de Saúde de Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, Confresa, Vila Rica e São José do Xingu e Santa Cruz do Xingu. Também estavam presentes o Prefeito Daniel do Lago e o Promotor de Justiça Marcelo, ambos de Porto Alegre do Norte e o representante do Promotor de Justiça de Vila Rica, Sr. Bráulio Albuquerque.

O Prefeito Sr. Daniel deu início à reunião falando brevemente sobre a situação de Porto Alegre do Norte, bem como as estratégias adotadas no combate do COVID – 19, em seguida o Secretário Municipal de Saúde o Sr. Romeu Martinez agradeceu a presença de todos desejando uma Reunião promissora para a região. A Diretora Maria do Escritório Regional de Saúde de Porto Alegre do Norte, falou do objetivo da reunião, os quais são os números de casos crescente de COVID – 19 na Região de Saúde Araguaia Xingu, e nesse sentido, a equipe do COE, veio na Região para orientar e apoiar o ERS e os municípios da região na investigação dos casos de COVID-19.

Concluindo as falas, a equipe representada pelos Técnicos da Secretaria de Estado de Mato Grosso iniciaram as apresentações com orientações, discussões e projeções matemáticas para a evolução do COVID – 19. Destacamos os principais assuntos tratados pelo COE no decorrer da reunião, sendo eles: a implantação de fluxos e estratégias de atuação para melhorar a agilidade e disseminação das informações de forma adequada; atendimento e tratamento dos pacientes que testaram positivo para o COVID – 19; aumento de casos de COVID – 19, devido principalmente a resistência da população ao isolamento social e principalmente a utilização das medidas de prevenção, distanciamento de no mínimo 2 metros, utilização de máscaras faciais, utilização de álcool 70 % INPM, e higienização constantes das mãos (água e sabão). Também orientaram como agir no caso da população que testar positivo, e/ou se encontrar em isolamento e monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde, não obedecer aos protocolos e decretos de contingência para o COVID – 19.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Nesse sentido, contamos com a participação das Comarcas de Vila Rica e Porto Alegre do Norte, Ministério Público Estadual que prontamente estão trabalhando em parceria com os municípios para que todos tenham êxito no combate ao COVID – 19.

A reunião foi de extrema importância para os profissionais de saúde, bem como as autoridades presentes, pois foram sanadas muitas dúvidas, considerando que estamos vivendo um momento novo, com uma doença nova que ainda está em estudo, portanto não temos nada pronto, mas em construção permanente. Nesse aspecto, é necessário que toda a população participe e contribua com os municípios seguindo os decretos municipais e as orientações técnicas passadas pelas autoridades referentes ao combate do COVID – 19.

Fonte: AMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias