Mato Grosso,

quinta-feira, 18

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasSanto Antônio do Leste cresce no ranking do índice de gestão fiscal...

Santo Antônio do Leste cresce no ranking do índice de gestão fiscal dos municípios

.

Conforme classificação realizada através do Tribunal de Contas do Estado de Mato grosso, o Município de Santo Antônio do Leste realizou upgrade do 96º lugar no ano de 2012, para 8º lugar no ano de 2018, que foi o último ano de emissão da planilha de ranking, devido o levantamento de informações necessárias.

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso desenvolveu o Indicador de Gestão Fiscal dos Municípios, baseado nos cálculos formulados pelo FIRJAN, cujo objetivo é estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação de recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios. Essas informações são extraídas do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas – APLIC.

O IGFM é composto por 6 índices conforme descritos a seguir:
– IGFM Receita Tributária Própria : referente a capacidade de arrecadação de cada município.
– IGFM Despesa com Pessoal : representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento.
– IGFM Liquidez : responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte.
– IGFM Investimentos : acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida.
– IGFM Custo da Dívida : avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.
– IGFM Resultado Orçamentário do RPPS : avalia o quanto o fundo de previdência do município é superavitário ou deficitário.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Segue link do índice abaixo:

https://bi.tce.mt.gov.br/analytics/saw.dll?dashboard

Fonte: AMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias