Mato Grosso,

terça-feira, 24

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaNininho indica à bancada federal a necessidade de recursos para o Hospital...

Nininho indica à bancada federal a necessidade de recursos para o Hospital Municipal de Nova Mutum

.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Na quarta-feira (06), o deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, apresentou indicação  -durante a visita do senador Carlos Fávaro (PSD) e do deputado federal Neri Geller (PP) – para viabilizar recursos financeiros para a ampliação das instalações do Hospital Municipal de Nova Mutum com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A posição geopolítica do município atrai para sua responsabilidade a prestação de serviços gerais e específicos à população das cidades circunvizinhas. O parlamentar, preocupado com o avanço da transmissão do novo coronavírus, pediu a interferência da bancada federal para agilizar os recursos para as obras de ampliação dos leitos de UTI para Nova Mutum.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

“Recentemente um morador de Nova Mutum, que estava hospitalizado em Sinop perdeu a vida em decorrência da Covid-19, ele teve que ser transferido para Sinop, já é difícil para o paciente e familiares saber que existe a contaminação, ter essa pessoa distante torna a situação ainda pior, precisamos pensar no conforto das pessoas neste momento difícil”, pontuou Nininho.

“Outros casos no município estão sendo monitorados, o hospital precisa estar preparado para os casos graves”, alertou.

O Ministério da Saúde calcula 27,4 mil leitos de UTI no sistema Único de Saúde (SUS) e 46 mil respiradores na rede pública. De acordo com dados divulgados, no Brasil existem 55,1 mil leitos e 65.411 respiradores, somando as redes pública e privada.

Os especialistas enfatizam que o número é baixo, tornando-se umas das maiores preocupações das autoridades de saúde para combater a pandemia. A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) afirma, que o Brasil precisa de pelo menos 20,2% de acomodações de UTI para adultos. Atualmente há 14,8 mil leitos de UTI disponíveis no SUS, onde 14 mil estão ocupados, representando 95% dos leitos.

Fonte: ALMT

Últimas notícias