Mato Grosso,

terça-feira, 24

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioDestaquesAL elege Mesa em 10 de junho; Botelho será presidente e 2...

AL elege Mesa em 10 de junho; Botelho será presidente e 2 disputam 1ª secretaria

Eleição foi antecipada em virtude da gravidez da deputada Janaína Riva

MASCARA-PLENARIO-ASSEMBLEIA.jpg

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso agendou para 10 de junho a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021/2023. Em uma resolução administrativa desta quinta-feira (7), o parlamento estadual definiu o cronograma para a eleição interna.

A eleição foi “antecipada” para que a deputada estadual Janaína Riva (MDB) pudesse participar do pleito. Grávida, ela deve dar a luz no mês de setembro, mesmo mês em que era realizada a eleição da Mesa Diretora para o 2º biênio de cada legislatura.

De acordo com a resolução, as chapas devem se inscrever para disputar a eleição entre 1º e 8 de junho. Elas devem conter presidente, primeiro-secretário, 1º e 2º vice-presidentes; 2º, 3º e 4º secretários.

“Para concorrer a eleição da Mesa Diretora, a chapa deverá requerer inscrição por escrito, em três vias, com a assinatura de todos os seus integrantes conforme art. 24 e seus parágrafos da Constituição Estadual, devendo o requerimento ser apresentado ao gestor de gabinete do presidente da Mesa em exercício”, diz a resolução.

O documento, porém, admite que o pleito interno da Assembleia pode ser adiado “em caso de ocorrência de situações emergenciais de saúde relacionadas ao Covid-19”.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

REELEIÇÃO

Nas articulações, é dada como certa a reeleição do atual presidente, deputado Eduardo Botelho (DEM). Ele já tem apoio da grande maioria dos deputados para continuar a frente do legislativo e conta também com a simpatia do governador Mauro Mendes (DEM), com quem tem relacionamento estreito.

A grande disputa é pela primeira-secretaria, cargo cobiçado por se tratar do ordenador de despesas do legislativo. O atual detentor do cargo, deputado Max Russi (PSB) articula para permanecer na cadeira, mas trava uma disputa interna com a deputada Janaína Riva.

Os demais cargos devem ser distribuídos de forma a contemplar partidos e representatividade das regiões do Estado na Mesa Diretora.

resolucao-al.jpg
Folha Max

Últimas notícias