Mato Grosso,

segunda-feira, 23

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasPovos Xavante e Bororo são valorizados pela Prefeitura de General Carneiro

Povos Xavante e Bororo são valorizados pela Prefeitura de General Carneiro

.

As populações indígenas Xavantes e Bororos que residem em varias aldeias espalhadas dentro do município de General Carneiro-MT, desde o inicio da gestão do prefeito Marcelo Aquino e sua equipe recebem a devida atenção do poder publico municipal no que concerne a valorização das suas tradições culturais, investimentos em educação saúde esportes e assistência social.
Com a marca administrativa 40 anos em 4, o destaque desta edição segue focada nos investimentos aplicados pela atual gestão em áreas como educação esportes e assistência social dentro das comunidades indígenas.
As ações da Prefeitura de General Carneiro voltadas aos povos do cerrado e florestas convence cada dia mais seus munícipes e as comunidades das duas etnias existentes nos limites territoriais do município, que nenhuma outra gestão fez tanto e continua fazendo pela população indígena como essa atual.
Para se ter uma ideia somente a comunidade Sangradouro(distante 172 km da sede do município de General Carneiro)  é composta por 35 aldeias espalhadas dentro da área Xavante, sendo em torno de cinco aldeias mais populosas e as demais em proporção menores de habitante. Sua população é estimada em torno de dois mil indígenas entre adultos idosos e crianças.

Todas as aldeias sob a jurisdição do município são assistidas pela Prefeitura no que concerne a saúde, assistência social estradas pontes obra em infraestrutura educação esportes e merenda escolar. Em Sangradouro três aldeias estão sendo comtemplada com a construção de escolas em alvenaria, são elas; Sangradouro (sede) aldeias Cantina e Santa Gloria.
As três Escolas estão em fase de construção e contam com duas salas de aulas amplas, cozinha e banheiros e devera beneficiar centenas de 200 crianças do ensino fundamental. Para o futuro as modernas estruturas também poderão serem usadas para expansão de cursos técnicos profissionalizantes, supletivos ou ensino médio para os jovens indígenas.

Para a guerreira Rosa Ro odzani Rupwë, uma anciã (cacique) que completou recentemente 80 anos, e que comanda a aldeia Cantina, a chegada da escola trará mais alegria para as crianças da sua comunidade e promovera mais cultura e qualidade de vida a todos.
Já o líder José Carlos Xavante, da aldeia Santa Gloria disse a nossa reportagem que a nova escola representa arte e o oficio do aprender ensinar e ainda ira interagir a nova geração com a atualidade sem perder o brilho da sua cultura.

Escola e Centro esportivo para a comunidade Bororo

A inauguração e entrega da obra para a comunidade ainda não foi oficializado devido orientações das autoridades em saúde publica e da própria Funai em tempos de pandemia do Covid-19, mas o grande momento esta sendo aguardada com bastante entusiasmo e expectativa pela comunidade escolar e poder publico.
Paralela à obra da escola que acabou de ser construída em Meruri, a Prefeitura segue determinada na construção de um moderno centro poliesportivo dotado de quadra coberta e academia que trará mais qualidade de vida aos povos indígenas.
Em conversa com lideranças Bororo percebe-se a satisfação de toda a comunidade com a chegada do tão sonhado espaço esportivo e cultura, que em seus juízos trará mais alegria lazer esportes e entretenimento para os jovens desportistas.
Em entrevista o prefeito Marcelo Aquino enalteceu o trabalho da sua equipe de governo e afirmou que a comunidade de Meruri em breve passara a ter seu próprio espaço esportivo que a juventude tanto esperava. “eles terão em breve a alegria de receber os visitantes para torneios esportivos e promover suas atividades esportivas e culturais em um só espaço”. Afirmou o prefeito Marcelo Aquino.
Os recursos que investidos nas obras esportivas são oriundos de uma parceria firmada entre Prefeitura Municipal de General Carneiro e o Ministério do Esporte.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

 

 

Fonte: AMM

Últimas notícias