Mato Grosso,

domingo, 17

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaDeputados aprovam em segunda votação projeto que trata da promoção de coronéis

Deputados aprovam em segunda votação projeto que trata da promoção de coronéis

.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram em sessão extraordinária na tarde desta terça-feira (05), o Projeto de Lei Complementar 12/2020, em segunda votação. O PLC, com parecer favorável da Comissão Especial e da da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, foi aprovado nos termos do substitutivo integral nº 01, prejudicando as emendas nº 01 e 02 e acatando a emenda nº 3. A lei trata da promoção de coronéis por merecimento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A mensagem foi aprovada com 16 votos favoráveis e seis contrários.O substitutivo integral nº 1, de autoria das lideranças partidárias, altera dispositivos da lei 10.076, de 31 de março de 2014 e acrescenta o parágrafo único ao artigo 4º da referida lei, que passa a vigorar com a seguinte redação: “a promoção pelo critério de merecimento ocorre apenas na data de 05 de setembro de cada ano”.  

Atualmente, a promoção de tenentes-coronéis a coronéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro ocorre duas vezes ao ano – em abril e setembro. Com a nova lei, a promoção passa a ocorrer apenas ao fim do ano. O líder de Governo na Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal’Bosco, ponderou que o texto não trata da promoção de outras patentes. 

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

 “Venho aqui pedir a base pela aprovação dessa mensagem. Ela trata apenas da promoção de tenente-coronel para coronel. Ao invés de ter duas promoções anuais, será apenas uma promoção. Não trata nada de praça. Elas já aconteceram, e continuaram acontecendo duas vezes ao ano”, afirmou.

Os deputados também iniciaram a votação do Projeto de Lei 365/2020, de autoria das lideranças partidárias, que dispõe sobre as Etapas de Atribuição de Classes, Aulas e Funções para Profissionais da Educação Pública Básica Efetivos e de Contratos Temporários no âmbito da rede estadual de ensino. O projeto teve pedido de vista concedido ao deputado Paulo Araújo (PP). A vista de cinco dias será compartilhada com o deputado Elizeu Nascimento (DC).

Ainda na sessão extraordinária desta terça-feira, os deputados estaduais, apesar de dois votos contrários, dos deputados Ulysses Moraes (DC) e Lúdio Cabral (PT), aprovaram aprovaram dispensa de pauta para a tramitação da Mensagem 43/2020, do governo do estado, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no âmbito do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco).

Fonte: ALMT

Últimas notícias