Mato Grosso,

sexta-feira, 20

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaEm primeira votação na ALMT, parlamentares aprovam três projetos de leis do...

Em primeira votação na ALMT, parlamentares aprovam três projetos de leis do deputado Paulo Araújo

.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Na sessão remota da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) desta quarta-feira (29), os deputados aprovaram em primeira votação três projetos de lei do deputado estadual Paulo Araújo (PP) que são ações importantes para amparar a população que passam neste período de pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

O primeiro projeto n° 291/20 dispõe acerca da proibição da cobrança de juros e/ou multas sobre dívidas relativas aos serviços públicos essenciais de fornecimento de água, tratamento de esgoto e energia elétrica, contraídas no período de calamidade pública, reconhecida através do Decreto nº 424/2020.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

O segundo, é o projeto de lei n° 288/20 que dispõe acerca da proibição da inclusão do nome de consumidores nos cadastros e serviços de proteção ao credito enquanto perdurarem as políticas de isolamento para combater a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Ainda foi aprovado o projeto de lei n° 290/20 ao qual ficam as operadoras de planos de saúde proibidas de procederem à suspensão ou à rescisão unilateral dos planos privados de assistência à saúde no Estado de Mato Grosso, durante o período de calamidade pública.

Consta ainda na proposta apresentada que as referidas dívidas contraídas nesse período de calamidade não poderão ser acrescidas de juros e/ou correção monetária, podendo ser parceladas em até 24 meses sem juros. Essa lei entrará em vigor na data da sua publicação, com vigência enquanto perdurar o Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pela Covid-19.

O deputado reforçou que aprovação, destas proposições, são de grande relevância para resguardar e proteger os consumidores durante o período de isolamento. “Sabemos que muitos trabalhadores tiveram sua renda comprometida e estão passando por dificuldades financeiras e não estão tendo condições para efetuarem o pagamento dos seus compromissos, por isso apresentei essas matérias que estão em pauta, a fim de ajudar a população que passa por esse momento tão difícil”, justificou.

Tramitação

Agora, o projeto segue para segunda votação, e caso seja aprovado segue para sanção do governo do estado.

Fonte: ALMT

Últimas notícias