O Projeto de Lei Complementar nº 149/19, mais conhecido como “Plano Mansueto”, que trata do socorro da União aos estados e municípios e que prevê o congelamento dos salários dos servidores, entre outras medidas que atingem o funcionalismo público, deverá entrar em pauta de votação nesta semana no Senado Federal.
Preocupado com a situação e em busca de apoio para que os profissionais da segurança pública e saúde, que estão na linha de frente do combate à Covid-19, não sejam atingidos, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) esteve reunido no final da tarde desta segunda-feira (27) com o senador Wellington Fagundes (PL). A reunião contou com a presença da presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Sindepo-MT), delegada Maria Alice de Barros e do delegado Roberto Amorim.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
“Sabemos que o Plano Mansueto de ajuda aos estados e municípios é extremamente necessário, ainda mais agora que temos as finanças dos governos estaduais e municipais muito afetadas por conta do coronavírus. Por outro lado, entendemos também que os servidores das áreas de segurança pública e saúde, que não podem parar durante o combate à pandemia e não vão parar, inclusive, colocando suas próprias vidas em risco, não sejam atingidos por medidas restritivas que a proposta prevê ao funcionalismo público de todo país. ”, afirmou o Delegado Claudinei, que entregou um ofício ao senador Fagundes.
Representando a categoria dos delegados de polícia, Maria Alice explica que além de congelar salários dos servidores públicos, a proposta prevê também a suspensão de promoções e progressões por, no mínimo, um ano e meio.
“Nós, da segurança pública, juntamente com os profissionais da saúde, estamos na linha de frente e não podemos parar. O que queremos é que, com justiça, seja reconhecido o nosso esforço e trabalho diante do enfrentamento ao coronavírus. Ficamos felizes porque o senador sinalizou de forma positiva para esse nosso pedido”, pontuou a representante sindical.
Por meio de sua assessoria parlamentar, o deputado Delegado Claudinei também já encaminhou ofícios solicitando apoio aos senadores Jayme Campos (DEM) e Carlos Fávaro (PSD).