Veja o post do Prefeito de Tangará Fabio Junqueira:
RESPONSABILIDADE CIDADÃ.
Amanhã é dia da Responsabilidade dos cidadãos.
A Cidadania é exercida com responsabilidade. A Vida é um direito Supra Constitucional. É um princípio que antecede a própria Constituição. Decorre do Direito Natural e Divino.Por isso todos os cidadãos tem responsabilidade pela própria Vida e por isso a Sociedade deve cooperar nas ações sanitárias que visam defender a vida de todos.
Temos uma epidemia que não é local. Não foi inventada por Tangaraenses. Nem por brasileiros. Não é ficção científica. Nem é um filme futurista. De fato verdadeiramente tem ocorrido milhares de mortes no mundo decorrente dessa epidemia que já alcança de janeiro até o dia de hoje 170167 mortes. No Brasil até o dia de hoje o Ministério da Saúde registra 2.372 mortes pelo COVID 19.
Em Mato Grosso até hoje ocorreram 5 mortes. Em Tangará da Serra os 5 casos positivos confirmados graças a Deus evoluíram para cura. Há ainda alguns casos suspeitos em investigação aguardando os resultados dos exames. Mas todos os dias nosso hospital atende novos casos suspeitos.
Temos lutado muito para que esse mal traga o mínimo de perdas para nossa gente. E lógicamente que fomos orientados pelos órgãos superiores dos Governo Federal através do Ministério da Saúde e do Governo do Estado através da Secretaria de Saúde Estadual e diante da inexistência de hospital regional e por sermos a quinta maior população do Estado, não podíamos ficar parados e tomamos todas as providências indicadas por nossa Equipe Técnica para que pudéssemos retardar o máximo possível a disseminação do vírus para que pudéssemos preparar infraestrutura de leitos hospitalares e respiradores e UTI e pessoal médico e técnicos.
Ainda estamos preparando mas já temos condição de acudir minimamente até que cheguem medicamentos e insumos que o Ministério da Saúde está encaminhando. Muito tem sido feito.
A Economia de nossa cidade também recebeu cuidado mantendo nossas indústrias e comércio e serviços essenciais e acessórios em funcionamento. Iniciamos recentemente ações de ampliação da abertura do atendimento ao público dos comércios considerados não essenciais, primeiro com a transformação das feiras em mercados públicos e esta semana com a abertura em horário reduzido para seis horas ( das 12 às 18 horas) para os comércios não essenciais.
Como medida compensatória para a ampliação do funcionamento de novos segmentos comerciais, ampliamos o toque de recolher para este domingo, mantidos o funcionamento de hospitais, farmácias, postos de gasolina e na forma delivery para restaurantes e lanchonetes.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
A ampliação do Toque de recolher nesse domingo foi para chamar à RESPONSABILIDADE de todos para que façam o isolamento social diminuindo a movimentação das pessoas pelas ruas e praças da cidade, permitida justificadamente para os que trabalham nos setores essenciais em funcionamento e para a busca de socorro médico ou de segurança e outras ações justificadas. Porém não é um Toque de recolher punitivo. Não teremos nenhuma força policial ou civil destinada a forçar o cumprimento do toque de recolher para diminuir movimentação social e com isso diminuir possibilidade de disseminação de coronavirus uma vez que o Boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde Estadual ainda está incluindo Tangará da Serra dentre as cidades com Transmissão Local. Não haverá nenhuma atividade coercitiva a nenhum cidadão. Não haverá detenção por essa determinação. Não haverá prisão por essa motivação. Não haverá policiais para fiscalizar o cumprimento do Toque de recolher. Quem fiscalizará será o íntimo de cada cidadão. Afinal cada um é responsável por si, por sua família, por sua comunidade e pela coletividade. Os cidadãos responsáveis lógicamente que pensando em seus parentes idosos, ou nos imunodeprimidos, ou nos portadores de doenças crônicas, ou nas gestantes e nas crianças, evitará espontaneamente a circulação injustificada. Já aqueles que agem irresponsavelmente motivados por incompreensões, por falta de conscientização, ou por qualquer motivação de cunho político ou ideológico, a responsabilidade pelos seus atos é inteiramente dos mesmos. Aqueles que como o personagem do filme Eu Sou a Lenda, sairão com suas crianças para caminhar até mesmo portando narizes de palhaços e aqueles que sairão em carreata com suas máscaras críticas, para manifestar sua insatisfação, que o façam sob sua responsabilidade. Ninguém fará nada para impedi -los, afinal a RESPONSABILIDADE é pessoal. Espero em Deus que consigamos não ter nenhuma vida perdida pelo Coronavirus em nossa Tangará. E que Deus abençoe a todos.