O Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (13.04), máscaras para os servidores das secretarias de Educação (Seduc) e Controladoria Geral do Estado (CGE). Na semana passada, os servidores da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Casa Civil receberam o equipamento. Nesta terça-feira será a vez das secretarias de Segurança Pública (Sesp) e Assistência Social e Cidadania (Setasc).
A ação faz parte da campanha “Eu cuido de você e você cuida de mim”, que incentiva o uso de máscaras, mesmo que artesanais, para evitar a propagação do novo coronavírus, causador da Covid-19.
A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Planejamento e Gestão em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e a entrega é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, que já distribuiu cerca de duas mil máscaras, a maioria em locais onde existe concentração da população, como pontos de ônibus. Agora a entrega também será feita nos órgãos públicos do Estado.
As máscaras de tecido devem ser trocadas ao longo do expediente, já que de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tempo útil de uso de cada uma delas é em torno de três horas. Após isso ela deve ser lavada para que possa ser reutilizada. Para evitar contaminação, é importante manusear a máscara pelo elástico, nas laterais, evitando tocar na parte central do tecido.
Segundo o titular da Seplag serão entregues cerca de 50 mil máscaras, adquiridas em um termo de compromisso assinado com a Procuradoria Regional do Trabalho – 23ª Região, que destinou R$ 1,05 milhão para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da segurança pública.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
O montante será utilizado para compra de máscaras, luvas, aventais e óculos de proteção para as forças de segurança que têm atuado diretamente nas ações de fiscalização, controle e socorro durante a pandemia de coronavírus. Esses recursos são provenientes de contas judiciais referentes a ações ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso.
“Conseguimos fazer com que o TRT autorizasse que parte desses recursos fossem aplicados em campanhas de conscientização da população e dos nossos servidores públicos estaduais que estão trabalhando para que o Estado não pare suas atividades. Essa união de esforços de todos os envolvidos é muito importante para que todos estejam protegidos”.
A tenente-coronel dos Bombeiros, Sheila Sebalhos, ressaltou que a campanha do governo incentiva a produção das máscaras artesanais. “Todas que estamos entregando foram feitas por pequenas empresas de confecções, como de uniformes. É uma forma de fomentar a economia neste momento”.
Conforme destacou a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, é importante que todo cidadão tenha a consciência de que o uso das máscaras evita a propagação do coronavírus. “São hábitos simples, mas essenciais que podem impedir e reduzir o número de contaminações”.
O Decreto 437, que cria o programa “Eu cuido de você e você cuida de mim”, estimula o uso de máscaras artesanais pela população de forma a não prejudicar o fornecimento de máscaras industriais para os profissionais de saúde da rede pública e privada.