Mato Grosso,

sábado, 20

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioAgronegócioPovo Paresi colhe produção experimental de soja preta, variedade desenvolvida pela Embrapa

Povo Paresi colhe produção experimental de soja preta, variedade desenvolvida pela Embrapa

Variedade de soja preta foi desenvolvida pela Embrapa

O Povo Haliti-Paresi realizou, neste mês, a primeira colheita experimental de 35 hectares da soja preta na Terra Indígena Utiariti, município de Campo Novo do Parecis. A produção deve resultar em 700 sacas de sementes para o plantio da próxima safra. Esta variedade foi desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), com suporte técnico de cultivo feito pela Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) e Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia-GO).

Já o cultivo mecanizado da soja amarela não-transgênica é a principal fonte de geração de renda para três etnias. Na safra 2019/2020, somente a Cooperativa Agropecuária dos Povos Indígenas Haliti, Nambikwara e Manoki (Copihanama) distribuiu cerca de R$ 2,65 milhões para suas aldeias. Cada indígena recebeu o valor de R$ 1.566. O restante dos lucros será investido no plantio da safrinha de milho, em maquinário e na melhoria da sede das fazendas.

A área cultivada de grãos nas Terras Indígenas do povo Paresi não chega a 2% do território demarcado. São 6.620 hectares de lavoura, de um total de 1,422 milhão de hectares, em sua maioria, de vegetação de cerrado nativo. De acordo com o presidente da Copihanama, Ronaldo Zokezomaiake, a cultura mecanizada melhorou a qualidade de vida para o seu povo.

O indígena Lúcio Avelino Ozonazokaece, engenheiro agrônomo formado pela UNEMAT

“Conseguiu dar condições para os jovens se formarem em cursos técnicos e de nível superior em diversas áreas do conhecimento e permanecerem morando nas aldeias”, salientou.

Em entrevista para a TV Brasil, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, citou o exemplo do Povo Paresi ao falar sobre a importância dos projetos de etnodesenvolvimento nas Terras Indígenas.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

“Isso traz 20 milhões de reais ao ano, beneficiando diretamente 2 mil famílias e representa 1,5% do território deles. Foi desempenhado em áreas degradadas. É absolutamente sustentável”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Funai com informações da Coordenação-Geral de Etnodesenvolvimento (CGETNO). Fonte: Tangará em foco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias