A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra tem promovido o combate implacável ao coronavírus, concentrando esforços para adotar medidas de prevenção, seguindo todos os protocolos preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e profissionais especialistas em saúde.
Nesse contexto, a política de isolamento social, toque de recolher e barreiras sanitárias foram medidas importantes e estão sendo eficazes para o achatamento da curva de contaminação e de casos que demandam atendimento médico hospitalar.
“Foi decretado estado de emergência e criamos o Comitê Interinstitucional de Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus (COVID-19) conforme Decreto Municipal 128, de 20 de março de 2020”, informou o Prefeito Fábio Martins Junqueira.
Com ingentes esforços, o Município trabalha em estratégias para ampliar a capacidade de atendimento, ampliando leitos clínicos e de UTI para atendimento a pacientes acometidos com o COVID-19. “Como parte desse esforço e estratégia, requisitamos toda estrutura física, equipamentos, mobiliários, rouparia, entre outros itens, pertencentes ao Hospital e Maternidade Clínica da Criança para acolher pacientes acometidos com outras patologias, separando-os de pacientes atacados pelo COVID-19 os quais serão atendidos no Hospital Municipal”, explicou Junqueira.
Além disso, o Município realizou diversas requisições de equipamentos de proteção individual para proteger servidores que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia, ventiladores mecânicos pulmonares para utilização em leitos de UTI, entre outros equipamentos para viabilizar instalação de leitos para atendimento de pacientes acometidos pelo vírus pandêmico (novo coronavírus Sars-Cov-2).
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
“Esclarecemos que não há qualquer orientação da administração municipal para não atender ou diminuir o atendimento de pacientes com outras patologias, ao contrário, o Município requisitou toda a estrutura do Hospital e Maternidade Clínica da Criança com objetivo de criar rapidamente leitos para pacientes com coronavírus e continuar o atendimento de pacientes com outras patologias separados dos pacientes acometidos com o Covid-19 sem prejudicar no fluxo e qualidade”, pontuou o Prefeito.
“Ressaltamos o comprometimento da imensa maioria dos servidores públicos municipais que tem trabalhado arduamente para manter os serviços bem como promover todas as medidas para o combate a pandemia, o poder público sem profissionais éticos, responsáveis, eficientes e comprometidos não seria possível enfrentar uma pandemia já infectou mais de 1 milhão de casos confirmados em mais de 150 países e territórios em cinco continentes, com milhares de casos mortais”, enfatizou o Chefe do Poder Executivo.