Mato Grosso,

quinta-feira, 19

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioDestaquesPrefeito deve nomear advogado para comandar secretaria de Saúde de Tangará da...

Prefeito deve nomear advogado para comandar secretaria de Saúde de Tangará da Serra

image

O prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira (MDB), foi eleito (2012) e reeleito (2016) com o discurso de ampliar, reforçar investimentos e priorizar o serviço de saúde pública. Durante o primeiro mandato, esse discurso migrou do papel para a prática. Um profissional qualificado, com amplo conhecimento na área, foi escalado para fazer a gestão da pasta da Saúde. É inegável que avanços foram conquistados.  

Itamar Bonfim, servidor de carreira da saúde estadual, implementou políticas que ainda hoje apresentam bons resultados na atenção básica e em outros setores. O trabalho que ele e sua equipe realizaram não pode ser esquecido.  

Depois de Itamar, a enfermeira Dienefer Jaqueline assumiu a pasta de Saúde que, por falta de conhecimento e de habilidade em gestão pública, o resultado não se fez esperar. O serviço como um todo experimentou profundo retrocesso e aguda precarização. As reclamações ganharam as redes sociais fizeram aumentar os níveis de insatisfação para com os serviços prestados à população.  

A eclosão da pandemia do coronavírus forçou o prefeito a assumir pessoalmente o controle da secretaria de Saúde. A titular da pasta, Dienefer saiu de licença maternidade. O trabalho executado pelo prefeito no combate e na prevenção do covid-19 merece reconhecimento da população.

Isso, no entanto, não o autoriza Junqueira a pegar um cidadão completamente alheio ao mundo da saúde no comando da pasta que cuida de vidas e não admite amadorismo.  Saúde é coisa séria; é vida!

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Este site apurou que o prefeito já escolheu o substituto de Dienefer na secretária de Saúde de Tangará da Serra. Desta vez, o escolhido não será um servidor de carreira, um enfermeiro, técnico de enfermagem ou médico.  

Junqueira escolheu o advogado Éris Alves Pondé para gerir a pasta da Saúde.

O retrocesso é evidente.

Colocar um amador em uma área sensível da administração pública é um risco que a população não precisa correr. É possível que exista profissional habilitado para assumir a secretaria de Saúde de Tangará da Serra.

O ato de nomeação do advogado Éris Pondé deve ser publicado a qualquer momento.

Nota da redação: o secretário de saúde não precisa ser necessariamente médico ou profissional da área. Nesse momento de covid-19, no entanto, o bom seria colocar um profissional experiente no comando da pasta para coordenador os trabalhos de prevenção e tranquilizar a população. Um inexperiente pode complicar a situação. 

Fonte: A Bronca Popular

Últimas notícias