A Páscoa é considerada um dia mágico pelas crianças, que podem se deliciar com ovos de chocolates e se divertir com os brindes infantis. No entanto, o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso dá algumas orientações para evitar surpresas desagradáveis nessa data.
Um item para ficar atento é o peso líquido do produto, que deve considerar apenas o do chocolate. Muitas vezes, o peso do brinde acaba sendo colocado dentro deste peso, ao invés de ser colocado no peso bruto.
O presidente do Ipem-MT, Bento Bezerra, afirma que para que isto seja evitado é importante o consumidor pesar o ovo de chocolate antes de comprá-lo. “O peso liquido se refere apenas ao chocolate. Se o cliente pegar o ovo e na embalagem estiver escrito 180 gramas no peso líquido e na balança dê 180 gramas, ele já vai saber que algo está errado, já que ali tem a embalagem e às vezes até o brinde”, ressalta.
O mesmo se deve considerar com relação às caixas de bombons. Em cada bombom há escrito na embalagem o peso líquido. O peso bruto – que leva em consideração a embalagem e o brinde – não são obrigatórios, enquanto que o peso líquido, a marca e o CNPJ devem ser informados.
Caso o consumidor perceba algo diferente é importante que ele ligue para a ouvidoria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Informando o local da compra, o instituto fará testes com 13 chocolates da mesma marca. “É importante ressaltar que mesmo com a Operação da Páscoa suspensa estamos aqui para defender o consumidor, para isto é importante também que ele fique em casa e higienize os produtos”, finaliza Bezerra.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Para fazer denúncias no Inmetro, basta ligar no (65) 3624 – 8785