Mato Grosso,

sábado, 21

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasAutoridades alertam população para caso de dengue em Primavera do Leste

Autoridades alertam população para caso de dengue em Primavera do Leste

.

Em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus, Primavera do Leste lida também com a disseminação de outras doenças, como a dengue. Em 2020, 1220 casos foram notificados, sendo 668 no mês de março. O município já registra um número maior de infectados do que em todo o ano passado. Dentro desse contexto, as autoridades de saúde também têm direcionado esforços para contornar o problema em meio a assustadora pandemia do Covid-19 e, para isso, o papel dos agentes comunitários de saúde e endemias torna-se indispensável.

 O trabalho desses profissionais é imprescindível para que a saúde pública tenha resultados eficientes e precisos e, possa elaborar política públicas para atender a demanda, pois eles atuam direto com a comunidade, informam e detectam as mudanças nos fatores determinantes e condicionamentos da saúde das famílias. Porém, de acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Edezia Guirra, algumas medidas de segurança foram adotadas no controle e prevenção desses profissionais pela contaminação do Covid-19. “Nesse período de pandemia estes profissionais permanecerão apenas nas áreas externas e peridomiciliares, mantendo distância segura como recomendação dos órgãos competentes; não estarão solicitando documentos nem assinaturas evitando assim o contato próximo e respeitando a quarentena”.

A coordenadora pede a população que colabore com o trabalho dos agentes. Na sua concepção, “esses profissionais estão nas ruas por cada um de nós e pela nossa saúde. São heróis. E, neste momento em que muitos podem ficar em casa, cuide do seu quintal, elimine os criadouros do mosquito da dengue e recebam os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, que estão trabalhando na linha de frente indo aos domicílios para tentar conter e evitar o aumento de casos de dengue, que também é uma epidemia”.

Fonte: AMM

Últimas notícias