A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande já vacinou 9 mil pessoas entre idosos e profissionais da saúde – o público alvo desta primeira fase da campanha – contra a influenza H1 N1. O Ministério da Saúde e o Governo do Estado, enviaram para o município mais 8.500 doses, o que possibilitou a retomada da aplicação das vacinas nesta segunda feira (30).
De acordo a Técnica Responsável pela Vigilância em Saúde de Várzea Grande , Relva Cristina Silva Moura,o Ministério da Saúde ainda não mandou a totalidade das doses necessárias para toda a primeira fase da campanha, que irá até 15 de abril.Todas as cidades Brasileiras estão recebendo por lotes fracionados.
”A cada lote que chega restabelecemos os serviços, e mantemos a população informada. Tudo que recebemos nos dois primeiros lotes de doses das vacinas foram aplicadas. Os pontos de vacinação estão funcionando nos horários das 7h:30m da manhã às 17h, sem intervalo para o almoço. O Novo Decreto Municipal, de medidas de enfrentamento ao coronavírus, estabelece horário de funcionamento no âmbito da Administração Pública das 8h da manhã às 12, porém não se aplica aos serviços de saúde para a campanha de vacinação , que se dará nos dois horários. Isso é muito importante frisar”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde.
“È muito importante na hora de vacinar, observar as recomendações necessárias no resguardo a saúde, com a Pandemia do Covid-19.É prudente manter o distanciamento em filas.Lembrando que a distribuição é controlada pelo Ministério da Saúde, e conforme forem chegando as doses a Saúde Pública de Várzea Grande , manterá este público alvo informado”, explicou Relva Cristina.
A vacinação vai até o dia 22 de maio. A campanha foi antecipada para ajudar a diferenciar os casos de gripe pelo Influenza do novo coronavírus, para o qual ainda não existe vacina.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
A campanha será divida em etapas e atenderá a grupos prioritários. A primeira etapa, até 15 de abril, abrangerá as pessoas com mais de 60 anos de idade e os profissionais de saúde.
Com início em 16 de abril, a segunda etapa atenderá os grupos prioritários de professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
Os locais de vacinação em Várzea Grande acontecem em 17 unidades de saúde e duas unidades escolares: Confira os locais.
· Clínica de Atenção Dr. Moacir Dellanes – Jardim Glória;
· Clínica de Atenção Miguel Baracat – 24 de Dezembro;
· Clínica de Atenção Arminda Sato (Marajoara);
· Clínica de Atenção Vitor Marques (Cristo Rei);
· Clínica de Atenção Dr. Lucilo Freitas (Parque do Lago);
· ESF Manoel Bernado de Barros (Unipark);
· ESF Maria Galdina da Silva (Vila Arthur);
· ESF Margarida Pereira Tavares (Manaira);
· ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande);
· ESF Binoca Maria da Costa (Manga);
· ESF Lurico Ferreira de Magalhães (Souza Lima);
· ESF Celestina Gomes Coelho (Água Vermelha);
· CS – Laurentino Paulo Serqueira (Água Limpa);
· CS – Jardim Imperial;
· CS – Cohab Cristo Rei;
· CS – Nossa Senhora da Guia;
· CS Celina Batista Dantas (Ouro Verde);
Duas unidades escolares:
· CMEI Albella Curvo de Moraes (Bairro Mapim);
· EMEB – Maria Pedrosa de Miranda (Jardim Petrópolis).