Um casal de moradores da Comunidade São Luiz Gonzaga, em Sorriso, viveu momentos angustiantes ao ver a filha recém-nascida se engasgar com leite materno.
O fato ocorreu na manhã da última quinta-feira (25) e só teve um final feliz graças à intervenção rápida da Polícia Militar e da equipe de profissionais do Centro Municipal de Saúde de Nova Ubiratã.
Ao perceber que a filha de 1 mês e 11 dias apresentava dificuldades para respirar, o pai entrou em contato com o 2º Pelotão da PM.
Por telefone um policial militar deu as primeiras orientações e diante da gravidade recomendou que a filha se deslocasse para o município de Nova Ubiratã.
Em seguida, o militar solicitou apoio da viatura que fazia patrulhamento no perímetro urbano e de uma ambulância da secretaria municipal de Saúde, que juntas seguiram ao encontro da família.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Na unidade médica, a recém-nascida passou por um procedimento de aspiração e, para o alívio de todos, logo em seguida começou a chorar.
Para o secretário municipal de Saúde, que acompanhou o atendimento de emergência, a sincronia entre a Polícia Militar e a equipe médica contribuiu para o salvamento da criança.
“Quando a PM entrou em contato conosco, tínhamos dois médicos de prontidão. Enquanto um seguiu de encontro à família o outro permaneceu na unidade preparando os equipamentos necessários para um possível procedimento de reanimação”, relembra.
Por precaução, a recém-nascida permaneceu em observação por algumas horas e em seguida foi liberada ao convívio familiar.