Mato Grosso, 17 de janeiro de 2020
   

Alunos fazem “noite de autógrafos” de livros escritos em sala de aula

Os 330 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Estadual Querência, localizada no município de mesmo nome (945 km da Capital), desenvolveram habilidades de leitura e escrita por meio da Estante Mágica, uma plataforma on-line para publicação de livros. Na finalização dos trabalhos, os alunos realizaram uma “noite de autógrafos”, no clube da cidade, neste sábado (07.12).

Segundo a assessora pedagógica Glaucia Galvão Vieira, os alunos escreveram os textos e as ilustrações e todo o material foi enviado para a Estante Mágica, que se encarregou de imprimir os exemplares e entrega-los na escola.   

“Todo o trabalho, desde o texto até às ilustrações, foram desenvolvidos em sala de aula. Na etapa final, os alunos enviaram tudo para a plataforma, que concretizou o trabalho na forma dos livros. Por último, foi a realizada a noite de autógrafos dos autores mirins”, comemorou.

A assessora pedagógica explicou que as ações foram planejadas e executadas pelos professores de cada turma que optaram por trabalhar com metodologias ativas voltadas para a prática da leitura e da escrita.

“Os professores trabalharam com exposição dialogada, roda literária, planejamento da escrita, reprodução oral de textos de gêneros diversos entre outros. Por fim, escrita e ilustração do livro”, assinalou.

No entendimento de Gláucia, a proposta de escrever o próprio livro configurou-se como uma estratégia positiva para o desenvolvimento de habilidades importantes para os alunos dessa etapa educacional. Ela ressaltou que o projeto proporcionou reflexões positivas sobre o ato de ler e escrever e, sobre a formação de novos leitores.

“A produção do livro pelas crianças nessa etapa educacional contribuiu muito para as futuras produções. Além disso, o projeto sensibilizou os alunos a respeito das temáticas trabalhadas. As produções dos alunos revelaram o grande potencial artístico, crítico e criativo que possuem”, afirmou.

Fonte: GOV MT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *