Mato Grosso, 15 de outubro de 2020

Portão do Inferno pode virar complexo turístico com passarela transparente sobre precipício e mirante; veja vídeo

Portão do Inferno pode virar complexo turístico com passarela transparente sobre precipício e mirante; veja vídeo

O Portão do Inferno, localizado na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que liga Chapada dos Guimarães a Cuiabá, pode se tornar um complexo turístico com passarela transparente e mirante. De acordo com Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso, o complexo ainda é um projeto e, por este motivo, não há nada concreto sobre.

Conforme mostra o vídeo abaixo, a região pode se tornar um grande complexo turístico com restaurante, estacionamento, ponto de ônibus, área para lazer e uma passarela transparente que liga o complexo a um mirante para contemplação.


Uma revitalização no espaço vem sendo estudada desde 2017, em parceria conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a prefeitura de Chapada dos Guimarães. A obra é orçada em R$ 1,5 milhão.

Em projeto anunciado em 2017, o Portão do Inferno contaria com 1.460,96 m² de área construída, incluindo 245 m lineares de passarelas, seis áreas de contemplação, sendo uma delas em formato de arara, retratando com propriedade a beleza natural da região.

A parte arquitetônica e os materiais escolhidos aproveitam ao máximo a paisagem natural, permitem a permeabilidade visual e geram um baixo impacto ambiental na área, uma vez que se encaixa com naturalidade na paisagem local, o que sempre foi um princípio norteador do projeto, o de interferir o mínimo possível na natureza e no ecossistema local, visando a sua sustentabilidade.

O local está fechado desde 2011 devido a riscos de desabamentos detectados por geólogos da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

O Governo do Estado se posicionou sobre o projeto.

Veja a íntegra da nota: 

O Governo do Estado comunica que um vídeo com informações de obra para complexo turístico no Portão do Inferno, localizado na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), refere-se a fase inicial de um projeto que ainda analisa a viabilidade da obra.
O vídeo foi vazado sem o conhecimento do Executivo estadual, que, reforçando, ainda faz o projeto e estuda seus impactos para futura realização da obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *