Mato Grosso, 9 de dezembro de 2019
   

Arenápolis implanta serviço de Teledermatologia

A secretaria municipal de saúde de Arenápolis recebeu uma capacitação para implantação do serviço de Teledermatologia nas unidades de saúde em Arenápolis.

Esta capacitação foi realizada via web conferência e através do facilitador da secretaria de estado de saúde Valdelirio.

O serviço de Teledermatologia vem para facilitar no diagnóstico e tratamento de doenças dermatológicas.

A teledermatologia é uma ferramenta importante no diagnóstico e tratamento de doenças dermatológicas, especialmente em áreas onde serviços especializados não estão disponíveis. A teledermatologia, como atividade do Núcleo de Telessaúde, é realizada pelo exame dermatológico à distância a partir da captura e transmissão de fotografias digitais (padrão macro) ou dermatoscopia digital (com ou sem luz polarizada) realizada por profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS), enviadas por meio da Plataforma de solicitação de Teleconsultoria, e posterior avaliação destas imagens por teleconsultores dermatologistas do Hospital Universitário Júlio Müller.

 Como funciona o serviço?

O serviço está estruturado para oferecer apoio no diagnóstico e tratamento das doenças dermatológicas, especialmente para as Unidades Básicas de Saúde, principalmente de municípios onde não há o profissional dermatologista como referência ou tenha pacientes aguardando em fila de espera.  

A teleconsultoria em dermatologia é feita por meio da Plataforma de solicitação de teleconsultoria, sendo necessário que o profissional solicitante esteja cadastrado nessa Plataforma. 

Quem pode solicitar a teleconsultoria em dermatologia?

Profissionais médicos das Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Mato Grosso.

Como solicitar?

Durante a consulta com o paciente é necessário tirar as fotos das lesões dermatológicas, preencher o Formulário com os dados clínicos do paciente e solicitar ao paciente para assinar o Termo de consentimento livre e esclarecido para o envio das fotos. O termo de consentimento livre e esclarecido deve ser anexado ao Prontuário do paciente.

O profissional solicitante deve fazer uma solicitação de teleconsultoria por texto na Plataforma de Telessaúde, anexar as fotos e o Formulário de dados clínicos.

A resposta à solicitação será enviada pela Plataforma de Telessaúde, em até 72 horas.

Redação AtualMT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *